Bruno Cesar

terça-feira, 1 de maio de 2012

Ex-técnico do Liverpool assume o comando da seleção da Inglaterra

Acabou o mistério. Roy Hodgson é o novo técnico da Seleção da Inglaterra. A federação de futebol do país (FA) anunciou nesta terça-feira a contratação do ex-treinador do Liverpool que assinou um compromisso de quatro anos com o English Team. Aos 64 anos de idade, Roy Hodgson comanda atualmente o West Brom, 10º colocado do Campeonato Inglês. Ele chega para assumir o cargo que está vago desde o dia 8 de fevereiro, quando o italiano Fabio Capello rescindiu seu contrato de forma brusca por divergências com o principal órgão futebol inglês. A seleção da Terra da Rainha vinha sendo dirigida interinamente por Stuart Pearce, técnico das divisões de base do país. O treinador vai debutar oficialmente no dia 2 de junho, contra a Bélgica, em Wembley, num amistoso preparatório para disputa da Eurocopa. A Inglaterra está no Grupo D ao lado da anfitriã Ucrânia, Suécia e França, rival na estreia do país no torneio no dia 11 de junho, em Donetsk.

- É um dia de muito orgulho para mim. Eu farei o meu melhor para preparar o time para a Eurocopa – disse Hodgson em entrevista coletiva.

O treinador chegou empolgado e acreditando no inédito título da Euro.

- Quero dar a Inglaterra o tipo de sucesso que nós queremos desde 1966 (quando a Inglaterra foi campeã mundial). Somos um nação do futebol e podemos ganhar a Eurocopa. Não podemos pensar em objetivos menores que a vitória. Farei o melhor – afirmou Hodgson.

Cerca de um mês antes do início da Euro 2012, o novo comandante não quis dar detalhes sobre o elenco que pretende convocar para a competição. Ele também não quis antecipar se John Terry voltará a ser capitão, função que perdeu depois de suposta atitude racista.

- A questão do capitão deve ser pensada com calma - afirmou Hodgson.

Além de ter comandado o Liverpool (entre 2010 e 2011), Hodgson dirigiu equipes como Udinese, Inter de Milão, Fulham, Blackburn e outros times de menor expressão de diferentes países. Também teve experiência à frente de seleções nacionais: Suíça (entre 1992 e 1995, classificando-a à Copa do Mundo de 1994 – feito que o país não conseguia desde a década de 60) e Finlândia (2006 e 2007). No entanto, o novo comandante do English Team, que foi um zagueiro mediano nas décadas de 60 e 70 (atuou por clubes pequenos do Reino Unido), não tem nenhum título expressivo como treinador. Apenas quatro campeonatos suecos (dois com o Malmö e outros dois com o Halmstad) e um campeonato dinamarquês com o Copenhague (2001).

Nenhum comentário:

Postar um comentário