Bruno Cesar

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Se fechar com Tevez, Timão terá que driblar burocracia até 23h59 de quarta

O Corinthians tem até a próxima quarta-feira, às 23h59, para fazer o pedido de registro de Carlitos Tevez na Fifa. Esse é o prazo limite para que, em caso de sucesso das negociações com o City, o Timão possa utilizá-lo ainda neste Campeonato Brasileiro. É que a janela de transferência internacional, designada pela CBF, fechará à meia-noite. Depois disso, nem Corinthians nem qualquer outro clube brasileiro poderá comprar um jogador do exterior que possua contrato. Ou seja, após essa data e hora, a aquisição ou transferência será possível apenas daqueles que não estejam vinculados – com contrato sob vigência. E qual será o procedimento que a diretoria do Timão terá de adotar para que Tevez possa ser utilizado já na competição nacional? O primeiro, é claro, é conseguir fechar sua contratação. Fazer o City aceitar a proposta, obviamente, é o primeiro passo. Com tudo acertado, o departamento jurídico do Corinthians enviará as minutas do contrato para o clube inglês que, após analisar, irá devolvê-las, assinado. Os brasileiros, então, farão o mesmo, assinando o documento e enviando ao City. A participação do jogador, com sua assinatura, também será necessária. Com a troca de contrato, os brasileiros partirão para o pedido de registro na Fifa, por meio de uma ferramenta chamada Transfer Matching System. O clube acessa o site www.fifatms.com e preenche um formulário, com todos os valores envolvidos na negociação. Um outro formulário, com os valores que serão pagos ao jogador, também terá de ser preenchido e enviado para a entidade. Assim que o fizer, o City receberá um aviso sobre a intenção corintiana de contar com seu jogador. Sem poder visualizar os documentos enviados pelo Timão, o clube inglês preenche seus formulários e também os envia. A Fifa, de posse dos documentos das duas partes, verifica se os valores batem e dá seu aval. A entidade máxima do futebol, então, avisa à Federação Inglesa que, por sua vez, comunica a transferência do jogador para a Confederação Brasileira de Futebol. Esse “ok” da Fifa é o que precisará acontecer, impreterivelmente, até a meia noite. O restante da parte burocrática, como o visto de trabalho de Tevez no Brasil e a inscrição no Brasileirão, que termina apenas na 26 rodada, poderão ser feitos posteriormente.

ENTENDA A BUROCRACIA SE OCORRER O ACERTO:

Troca de minutas
Assim que Manchester City (ING) e Corinthians acertarem a transferência do atacante, os clubes têm de formalizar o processo. Por fax ou e-mail (scanner) eles trocam os contratos assinados. A assinatura de Carlitos para a rescisão com o clube inglês é necessária.

Registro no TMS
Informações de compra e venda têm de ser registradas na Fifa. No Brasil, o prazo se encerra às 23h59 de amanhã. O TMS (Transfer Matching System) é o sistema de transferências internacionais.

Como funciona o TMS?
Cada clube possui uma conta no TMS. Em uma transferência, é necessário registrar quanto o clube vai pagar (ou receber) e quanto o jogador vai ganhar, além de outros dados da negociação. Os dois clubes fazem isso, de forma oculta, sem acesso ao formulário do outro. Se os dois baterem iguais (explica-se a expressão em inglês “Matching”), a Fifa automaticamente oficializa o negócio.

Registro na CBF: sem pressa
Feito isso, o Corinthians pode inscrevê-lo até a 26 rodada do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário